Imprensa
INCOR UNE-SE A ENTIDADES DA SAÚDE EM CAMPANHA DO DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO, NO DIA 31 DE AGOSTO
26/08/2010
Incor, Cettro, SBC, HCor e ACT promovem na Avenida Paulista serviços de avaliação e de orientação de fumantes, inclusive mulheres grávidas, e desfile de celebridades da moda com camiseta da campanha “Sem Tabaco, 100% Fashion”.
O Dia Nacional de Combate ao Fumo será comemorado neste ano por entidades paulistas da saúde no Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista, na terça-feira, 31 de agosto, das 9h às 12h. Haverá serviço gratuito e aberto à população de avaliação e orientação sobre os males do cigarro, além de informações sobre os tratamentos disponíveis para cessação do vício (veja detalhes abaixo). O Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) trará duas novidades de peso para o evento paulista: um serviço exclusivo para mulheres grávidas fumantes e, em parceria com o Cettro (Centro de Câncer de Brasília), a campanha “Sem Tabaco, 100% Fashion”, com desfile de celebridades do mundo da moda apoiadoras da ação antitabaco (veja detalhes abaixo). “Não fumar é ser mais do que fashion. É ser a favor da própria saúde e a das gerações futuras”, afirma a Dra. Jaqueline Scholz Issa, cardiologista do Incor. “Nossa campanha visa justamente incentivar as pessoas em seu desejo de parar de fumar e mostrar a elas que há alternativas na medicina para conquistar esse objetivo com sucesso”.
O tabaco é responsável por 25% dos infartos e dos acidentes vasculares cerebrais. Sua ocorrência é predominante em jovens e mulheres acometidos por infarto prematuro. Ele é responsável também por 80% dos casos de câncer de pulmão e por 30% de todos os cânceres – pulmão, boca, laringe, pâncreas, esôfago, colo do útero, bexiga, rim e leucemia. No Brasil, estima-se que 33% da população acima de 18 anos seja fumante. Deste montante, 50% irá morrer por doenças relacionadas ao cigarro - 100 mil ainda neste ano.
Além do serviço do Incor específico para as gestantes fumantes e o desfile da “Sem Tabaco, 100% Fashion”, a campanha do Dia Nacional de Combate ao Fumo no Conjunto Nacional contará também com serviços de avaliação e de orientação a pessoas tabagistas em geral, promovidos pela parceria entre o Cettro (Centro de Câncer de Brasília), a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), o HCor (Hospital do Coração) e ACT (Aliança de Controle do Tabagismo).
A militância do Incor contra o tabagismo é precursora no Brasil. Em parceria com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Instituto foi uma das primeiras instituições brasileiras a aderir à bandeira do Dia Mundial de Combate ao Tabaco, em 1993. É reconhecida também como a primeira instituição hospitalar a receber o selo ouro de Ambiente 100% Livre de Tabaco, em 2007. O hospital foi também precursor no país na instituição de ambientes internos livres de tabaco, em 1996.
Na área de assistência ao paciente, o Programa de Tratamento do Tabagismo do Incor, que reúne as especialidades de cardiologia e de pneumologia, contabiliza mais de 15 anos de atuação. O Programa também é reconhecido por suas pesquisas sobre o perfil do tabagista e o impacto das diferentes terapias para cessação do vício em cigarro.
SERVIÇO EXCLUSIVO PARA MULHERES GRÁVIDAS FUMANTES
O serviço exclusivo para mulheres grávidas que o Incor colocará à disposição da população na Campanha do dia 31 de agosto é uma inovação. Ele consiste na medição de monóxido de carbono (CO) no ar exalado pelas gestantes e, a partir desse dado, a orientação para parar com o vício. O teste será realizado com um monoxímetro de última geração especial para grávidas. Ele é capaz de correlacionar valores de concentração de CO no organismo da mãe com os do feto. “Isso permite à gestante perceber de forma muito contundente o impacto do cigarro no seu bebê”, diz a Dra. Jaqueline.
O monóxido de carbono é um dos principais gases produzidos pela queima do cigarro. É um indicador do grau de poluição do organismo pelo vício tabagista pelo fato de ser inalado pelo fumante em conjunto com mais de 4.500 substâncias também presentes no cigarro, grande parte delas extremamente nocivas à saúde.
O impacto do tabagismo na gestação é bastante delicado, porque envolve a mãe e o bebê. Independentemente da condição de gestante, a mulher tabagista está exposta a doenças próprias da sua condição feminina. A menopausa, importante indicador do processo de envelhecimento, é mais precoce nas fumantes devido ao aumento do metabolismo e à diminuição na síntese do estrogênio decorrente do tabagismo. O fator hormonal é responsável também pelo maior incidência de osteoporose em fumantes. Da mesma forma, 90% das mulheres que infartam antes dos 50 anos estão inseridas no grupo das fumantes.
Gestantes tabagistas, por sua vez, têm maior incidência de parto prematuro, descolamento prematuro de placenta, insuficiência placentária, restrição de crescimento fetal e doenças respiratórias na mãe e no recém-nascido.
Estima-se que entre 25% e 30% das mulheres brasileiras sejam fumantes e que 10 milhões de mulheres em idade fértil sejam tabagistas – mais da metade das mulheres que são tabagistas antes da gestação continuarão a fumar durante a gravidez, mesmo com toda a divulgação dos malefícios do cigarro para a mãe e o bebê. Apenas 33% das mulheres grávidas tabagistas param de fumar depois de aconselhamento breve sobre os riscos e os benefícios de parar com o cigarro.
Não é para menos. No geral, deixar de fumar não é uma tarefa fácil para as mulheres. Segundo pesquisa do Incor, as mulheres têm quase o dobro de dificuldade de parar de fumar comparativamente aos homens. Pesam nesse insucesso o ganho de peso progressivo com o final do vício e a idade. Quanto mais nova a mulher, menores as chances de deixar definitivamente o cigarro.
SEM TABACO, 100% FASHION EM SÃO PAULO
As divas e galãs do cinema que associaram seu charme ao cigarro estão definitivamente fora de moda. Agora não fumar é que é ser fashion. Essa é a mensagem central da Campanha “Sem Tabaco, 100% Fashion”. O evento consiste numa intervenção urbana com ápice num desfile de celebridades do mundo da moda que apóiam a causa antitabagista. Elas vestem camiseta exclusiva desenhada sempre por um estilista de destaque, que, neste ano, é o estilista francês Ilan Delouis, da grife Faith Connexion.
Nessa ação, o Cettro e o Incor apostam na educação para construir uma contracultura que evidencie que o cigarro faz mal à saúde e, também, à beleza. “É uma forma bastante inovadora de conceber a ação contra o cigarro”, diz a Dra. Jaqueline Scholz Issa, cardiologista do Incor, ao comentar o motivo do convite para o Cettro participar da campanha paulista.
A Campanha “Sem Tabaco, 1oo% Fashion” concebida pelos oncologistas do Centro de Câncer de Brasília - e realizada na Capital Federal desde 2003 - usa a moda para alertar adolescentes e mulheres para os malefícios do cigarro.
Seu conceito de “desfile-manifesto” tomará forma na passarela montada no hall do Conjunto Nacional pontualmente às 12h30 do dia 31 de agosto, quando a ex-BBB 10 e DJ Lena Bahirah assumirá as picapes, anunciando o início do desfile, que será coordenado styling Valter Lourenço.
A partir daí, modelos profissionais e celebridades – como a Miss São Paulo 2010, Karla Mandro, a apresentadora Babi Xavier, a atriz Maíra Dvroek, a diretora de cinema Tata Amaral e o campeão mundial de vôlei Amauri Ribeiro – vestirão a camiseta da campanha com releituras de estilistas de renome, como Marcelo Sommer.
A camiseta básica desenhada por Delouis já está à venda no site www.semtabaco.com.br, com valor integral revertido como doação para o Instituo de Apoio ao Portador de Câncer (IAPC) e à Associação Amigos do Coração.
SERVIÇO
DIA NACIONAL DE COMBATE AO TABAGISMO CAMPANHA ENTIDADES PAULISTAS NO CONJUNTO NACIONAL
Realização: Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP), Cettro (Centro de Câncer de Brasília), SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), HCor (Hospital do Coração) e ACT (Aliança de Controle do Tabagismo)
Data: 31 de agosto de 2010
Local: Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073 - Cerqueira César – São Paulo/SP
Horário: 9h às 12h
SERVIÇO PARA GESTANTES FUMANTES
Medição de monóxido de carbono em gestantes fumantes e orientação para cessação do vício. SERVIÇO PARA TABAGISTAS EM GERAL
Medição de monóxido de carbono e orientação para cessação do vício.
12h às 13h
DESFILE “Sem Tabaco, 100% Fashion”
FONTES PARA ENTREVISTA
INCOR - Dra. Jaqueline Scholz Issa, cardiologista e coordenadora da área de cardiologia do Programa de Tratamento do Tabagismo do Incor.
CETTRO – Dr. Murilo Buso, oncologista e diretor-administrativo do hospital.
ACT - Mônica Andreis, psicóloga e vice-diretora da ACT.
CONTATOS COM A IMPRENSA
INCOR – ASSESSORIA DE IMPRENSA Rita Amorim/Vivian Faria/Yeska Nakamura
11-3069-5437/5016
incorpress@incor.usp.br
Solicite sua ENTREVISTA AO INCOR aqui (http://www.incor.usp.br/sites/webincor.15/index.php?option=com_rsform&Itemid=174)
CETTRO – ASSESSORIA DE IMPRENSA
Paulo Lima 61-3326-2066 e 61-9685-7978
athenapress@grupoathena.com.br e paulinhodelima@gmail.com
ACT – ASSESSORIA DE IMPRENSA
Acontece Comunicação Chico Damaso ou Mônica Kulscar
11-3873-6083 / 3871-2331
acontece@acontecenoticias.com.br, chicoacontece@uol.com.br