Imprensa
INCOR RECEBE OPERADORAS DE SAÚDE PARA FALAR SOBRE PREVENÇÃO
11/03/2008
Evento reunirá executivos de operadoras de saúde e referências médicas em cardiologia e pneumologia.
O Simpósio “Prevenção e Intervenção: Diálogo Necessário entre o Incor e as Operadoras”, que será realizado nesta quarta-feira, 12 de março, das 14h às 18h, abre uma nova fase no relacionamento entre o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas e as operadoras de saúde. As principais referências da cardiologia e da pneumologia do país apresentarão aos executivos dessas empresas toda e estrutura e know how que o Incor possui não apenas no tratamento de alta complexidade, onde já é consagrado internacionalmente. Os executivos conhecerão também o que o hospital oferece em tratamento de pacientes crônicos e na prevenção primária das doenças do coração e pulmão, áreas onde o hospital já atua fortemente no sistema público de saúde (veja programa do evento abaixo).
Conforme explica o coordenador do evento, o cardiologista Dr. Carlos Alberto Pastore, o Incor possui uma conjunção de fatores que o tornam único em termos de custo-benefício financeiro e humano do tratamento. Temos o estado da arte em tecnologia de diagnóstico e de tratamento, infra-estrutura de alto padrão e, o mais importante, uma equipe médica e multiprofissional de larga experiência em prevenção, tratamento e reabilitação de pacientes de alta complexidade.
“Chegar ao diagnóstico preciso e à terapêutica adequada o mais rapidamente se traduz em custos decrescentes para o sistema de saúde público e privado, além de resultar em inquestionável melhoria da qualidade de vida do paciente, ainda mais quanto o assunto é prevenção”, resume Dr. Pastore.
Na prevenção, o Incor contempla desde o diagnóstico, em formatos como “check up” e “segunda opinião médica”, até a reabilitação clínica e cirúrgica. Os fatores de risco são abordados de forma multidisciplinar, com médicos e especialistas multiprofissionais trabalhando conjuntamente.
Nessa linha, o Incor mantém programas específicos de tratamento da síndrome metabólica, do tabagismo, do diabetes e da hipertensão. Na abordagem do sedentarismo, o hospital possui programas de avaliação, prescrição e acompanhamento de atividade física para benefício cardiovascular em sistema de consultório e também em unidades fitness.
Todos os programas funcionam também como centros de pesquisa para estudo da melhor terapêutica e diagnóstico em suas especialidades.
“Quando o assunto é descobrir novos tratamentos, diagnosticar e tratar das doenças crônicas de mais alta complexidade na cardiologia e na pneumologia, o nome do Incor vem à cabeça das pessoas. Queremos mostrar para o sistema que toda essa estrutura é igualmente competente na prevenção primária dessas doenças, a um custo extremamente atrativo”, diz Pastore.
O Incor é um dos três maiores centros de cardiologia do mundo em volume de atendimento e número de especialidades da cardiologia reunidas. É o maior centro de ciência em cardiologia da América Latina, segundo o volume de trabalhos aceitos nos principais congressos da especialidade: os americanos e o europeu.
Ele é o melhor hospital cardiológico do Brasil, na opinião dos médicos paulistas consultados pelo Datafolha, e celeiro da formação de grandes nomes da medicina brasileira. Sete dos 11 maiores cardiologistas do século XX são do Incor, segundo a SBC – Sociedade Brasileira de Cardiologia (2004). Os melhores especialistas na cardiologia, pneumologia, cirurgia cardíaca e torácica e infectologia, segundo opinião de médicos consultados pela Veja São Paulo, são do Incor.
O atendimento ano do Incor gira em torno de 260 mil consultas médicas, 37 mil atendimentos multiprofissionais, 13 mil internações, 5 mil cirurgias, 2 milhões de exames de análises clínicas e 330 mil exames de diagnóstico de alta complexidade.
Cerca de 80% do atendimento global do Incor é dedicado a pacientes cujo tratamento é financiado pelo SUS e 20% por empresas de seguro saúde e particulares.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Rita Amorim e Andressa Borini
Assessoria de Imprensa
Incor-HCFMUSP
11-3069-5437/5016
incorpress@incor.usp.br
PROGRAMA TEMÁTICO
SIMPÓSIO PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO: DIÁLOGO NECESSÁRIO ENTRE O INCOR E AS OPERADORAS DE SAÚDE
14h- Abertura do Programa
• O Incor Hoje Prof. Dr. David Everson Uip
• Incor como Centro de Diagnóstico e Tratamento Prof. Dr. Noedir Stolf
• Fundação Zerbini Hoje Prof. Dr. Jorge Kalil
14h15 – A Participação do Incor na Cardiologia do Brasil e da América Latina: Cardiologia Clínica e Cardiologia Cirúrgica Prof. Dr. Protásio Lemos da Luz
14h25 – A Contribuição do Incor para a Formação dos Especialistas em Cardiologia: Residente, Perfusionistas e Aprimorandos Prof. Dr. José Carlos Nicolau
14h35 – Perspectivas Futuras da Cirurgia Torácica: das Grandes Incisões aos Procedimentos Minimamente Invasivos Prof. Dr. Fábio Jatene
14h45 – Inovações Cirúrgicas de Congênitos: Fetal e Neonatal Prof. Dr. Miguel Barbero Marcial
14h55 – Transplante Cardíaco e Cirurgia de Aorta Prof. Dr. Noedir Stolf
15h20 – Mesa Redonda: o Valor Agregado da Prevenção para as Operadoras de Plano de Saúde
Coordenador: Prof. Dr. Carlos Alberto Pastore
• Exames para Prevenção e Diagnóstico Prof. Dr. Carlos Alberto Pastore
• As Vantagens de Parar de Fumar Dra. Jaqueline Scholz Issa
• Distúrbios do Sono e Afecções do Sistema Cardiorrespiratório Prof. Dr. Geraldo Lorenzi
• Prevenção de Doenças Crônicas Prof. Dr. Raul Dias Filho
16h – A Dinâmica da Relação: Operadora de Saúde versus Prestador de Serviço Dr. Roque Marcos Savioli
16h10 – Há Sustentabilidade na Relação Saúde Suplementar e Saúde Pública? A Importância das Parcerias entre a Operadora de Saúde e o Sistema Público de Atendimento Terciário e Implementação de Soluções Inteligentes Dr. Antonio Penteado Mendonça
17h30 – Visita Técnica às Instalações