Collaborators

Fabio Antero Pires

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Cruzeiro do Sul (1991), especialização em Banco de Dados Relacional pela FIAP (2000) e doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP (2011). Atualmente é diretor da unidade de sistemas do Serviço de Informática do Instituto do Coração do HCFMUSP. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação e Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da informação, sistema de informação hospitalar, prontuário eletrônico do paciente, sistemas estruturados e gestão hospitalar. (Fonte: Curriculo Lattes)

Marcos Yamaguti

Possui doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é supervisor de tecnologia do Serviço de Informática do Instituto do Coração HCFMUSP, sendo responsavel pela manutenção da infrestrutura de rede do hospital (mais de 3000 computadores) e pela infraestrutura de servidores (mais de 30 servidores). Tem experiência em Linux, Perl, C++, rede, servidores de e-mail, entre outros. É responsável também pela manutenção da infraestrutura de pesquisa, com gerenciamento de máquinas virtuais, clusters e plataformas de pesquisa.

Sérgio Shiguemi Furuie

Sergio Shiguemi Furuie concluiu a graduação em Engenharia Eletrônica pelo ITA (1977), o mestrado em Engenharia Biomédica pela COPPE/UFRJ em 1980 e o doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo em 1990. Obteve o título de Livre-docente em 2002 (EPUSP). Atualmente é professor titular concursado (desde agosto de 2008) do Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e orientador credenciado na pós-graduação do Programa de Engenharia Elétrica da EPUSP. Ele está vinculado ao Laboratório de Engenharia Biomédica. Foi membro do Comitê de Assessoramento de Engenharias Elétrica e Biomédica (CNPq CA-EE, 2010 a 2013). Participou da Comissão de Avaliação da CAPES para a área de Engenharia IV nos triênios 1998-2000 e 2007-2009. Foi diretor da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Informática do Instituto do Coracao / HC.FMUSP de 1995 a agosto de 2008, e orientador credenciado no Programa de Cardiologia da FMUSP. Atua na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em processamento de imagens médicas e processamento de sinais biológicos. Tem interesse, entre outros, em tomografia quantitativa por ultrassom, algoritmos de reconstrução tomográfica, análise de sinais e imagens médicas, segmentação/classificação, quantificação e otimização em imagens. (Fonte: Currículo Lattes)

Idágene Aparecida Cestari

Professora Livre-docente em Bioengenharia do Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo com doutorado pelo Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Escola Paulista de Medicina (Universidade Federal de São Paulo, 1994), mestrado em Bioengenharia (Bioengineering Department, Case Western Reserve University, Cleveland, EUA, 1985) e graduação em Engenharia Eletrônica (Fundação Educacional de Barretos, 1981). Foi fellow do Department of Artificial Organs da Cleveland Clinic Foundation (1983-1984, EUA), fellow do Institute of Physics of London (2004, Londres), presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (1998-2000), membro do conselho editorial da revista Physiological Measurements (UK, 2002-2004). É diretora da Divisão de Bioengenharia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (1995- atual) . Atua predominantemente em Bioengenharia aplicada a cardiologia, órgãos artificiais, tecnologia médica e engenharia de tecidos. Professora colaboradora do Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da USP e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Biomédica da Escola Politécnica da USP. Co-responsável pelas disciplinas de Instrumentação Biomédica (Pós-graduação, Escola Politécnica da USP) e Avanços em Bioengenharia e tecnologia médica (Graduação, Faculdade de Medicina da USP). Foi membro Titular do Comitê de Assessoramento do CNPQ (2014-2017), do Comitê de Avaliação da CAPES (2010-2013) e pertence ao Comitê Gestor de Inovação da FMUSP e à Comissão de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Hospital das Clínicas da FMUSP. Pesquisa vencedora do Prêmio Péter Murányi de Desenvolvimento Científico e Tecnológico 2015. (Fonte: Currículo Lattes)

Umberto Tachinardi

MD,MSc, Fellow ACMI, is a Brazilian-born chief information officer and biomedical informaticist. Trained by the founders (Candido Pinto de Melo, Lincoln de Assis Moura Jr and Sergio Shiguemi Furuie) of the prestigious Medical Informatics group of the Heart Institute of São Paulo University Medical School (InCor – Instituto do Coração da Universidade de São Paulo), he started his career developing biomedical signal processing systems on cardiology. Dr. Tachinardi pioneered the use of secure world-wide-web (internet) communications for transmission of medical records in 1994. In addition, he has devoted many years to innovate clinical practice through the development and deployment of integrated clinical information systems as CIO of the InCor and later as the CIO of the Secretary of Health, State of São Paulo. Dr. Tachinardi has thus worked extensively on matters of reengineering the administration and management of medical practices on a large scale. Dr. Tachinardi, newly appointed Associate Dean for Informatics of the University of Wisconsin at Madison, has been since 2006 the Assistant Dean for Informatics and CIO of the Biological Science Division of the University of Chicago and the Director of Information Technology and Informatics of The University of Chicago Comprehensive Cancer Center. He also conducts biomedical informatics research and development as a research scientist (Associate Professor) in the Department of Medicine. Dr. Tachinardi has presented over 175 publications, invited lectures, and tutorials. (Fonte: Wikipedia)

Eneida A. Mendonça

Eneida A. Mendonça, is a Brazilian-born physician-scientist and biomedical informatician. She pioneered the use of natural language processing in both the biomedical literature and in electronic medical record narratives in order to identify knowledge relevant to medical decision making in the context of the patient care. In addition, she has devoted many years to develop innovative clinical information systems that have been integrated in the NewYork–Presbyterian Hospital, the Columbia University Medical Center, and the Cornell Medical Center.
Currently, Mendonça is a Visiting Associate Professor, Department of Biostatistics & Medical Informatics at the University of Wisconsin-Madison. Mendonça has presented over 100 publications, invited lectures, and tutorials. (Fonte: Wikipedia)

Marly Guimarães Fernandes Costa

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Amazonas (1983), mestrado em Engenharia Elétrica, área de concentração telecomunicações, pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e doutorado em Engenharia Elétrica, área de concentração automação, pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente ocupa o cargo de professor Titular,da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Processamento de Digital de Imagens, Reconhecimento de Padrões, Engenharia Biomédica, atuando principalmente nos seguintes temas: Automação por imagem, Desenvolvimento de ferramentas de auxílio ao diagnóstico e de sistemas especialistas, coordenando e desenvolvendo projetos de pesquisa & desenvolvimento fomentados por agencias financiadoras e pelas industrias do Polo Industrial de Manaus, Atuou também na Gestão de Ciência e Tecnologia e na Gestão Acadêmica, tendo ocupado os cargos de Secretaria Executiva Adjunta de Politicas e Programas de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas (2003-2005) e Vice-Reitora da Universidade do Estado do Amazonas (2010–2013). (Fonte: Currículo Lattes)

Cícero Ferreira Fernandes Costa Filho

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), mestrado em Engenharia Elétrica, pela Universidade Estadual de Campinas (1985) , na área de microeletrônica e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (1996), na área de automação. Atuou profissionalmente na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e na Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica – FUCAPI. Desde 1990 é docente da Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é professor associado, atuando no ensino de graduação (cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação) e de pós-graduação (Mestrado em Engenharia Elétrica – PPGEE e doutorado em Engenharia da Computação – PPGI). Seus tópicos de pesquisa e estudo são: Inteligência Artificial, Reconhecimento de Padrões, Otimização e Processamento Digital de Imagens. Suas atividades de P&D concentram-se áreas de Engenharia aplicada a Medicina e Biologia, bem como na área de Automação Industrial. As aplicações industriais desenvolvidas são fruto de 15 anos de interação com as industrias instaladas no Pólo Industrial da Zona Franca de Manaus (PIM). Coordenou e participou como pesquisador de inúmeros projetos fomentados pela FINEP, FAPEAM, CAPES, CNPq, SUFRAMA e empresas como Samsung, Nokia, Philips MDS, Trópico Sistemas e Telecomunicações, financiados com recursos da lei de informática. Foi vice diretor da Faculdade de Tecnologia – FT/UFAM e, por 8 anos, chefe do Departamento de Eletrônica e Telecomunicações , DET/FT/ UFAM. Desde 2005 dirige o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Eletrônica e da informação/ CETELI da UFAM. É autor de 4 propostas premiadas no Prêmio Finep de Inovação Tecnológica/Etapa Norte, sendo a premiação mais recente a de 2013, em que o CETELi foi a melhor Instituição de CT&I da Região Norte. É autor de 20 publicações em periódicos e 95 publicações de artigos completos em conferências nacionais e internacionais, além de 6 capítulos de livros e pedidos de patentes no INPI. (Fonte: Currículo Lattes)

Maysa Malfiza Garcia de Macedo

Possui Pós-Doutorado no InCor- Instituto do Coração-HCFMUSP, Doutorado em Computação pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Computação Visual e Interface pela Universidade Federal Fluminense (2005) e Bacharelado em Informática e Tecnologia da Informação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Possui experiência na área de visão computacional, computação gráfica e aprendizado de máquina, atuando principalmente no desenvolvimento de técnicas de processamento e análise de imagens médicas. (Fonte: Currículo Lattes)

Anderson Gabriel Santiago Cravo

Possui graduação em Engenharia Elétrica, Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Tem experiência em Matemática Aplicada, Métodos Numéricos, Mecânica dos Sólidos, Eletromagnetismo, Processamento de Imagens e Desenvolvimento de Softwares. (Fonte: Currículo Lattes)