O Incor é um dos maiores centros de pesquisas em cardiopneumologia do mundo e o primeiro em sua categoria no Brasil e América Latina.

É por meio do estudo científico que o Instituto do Coração contribui para que o conhecimento de ponta existente no Brasil e no mundo se reverta rapidamente em:

  • tratamentos inovadores para o paciente, focados em sua qualidade de vida e bem-estar; e
  • excelência de aprendizagem para os milhares de estudantes que passam pelo Instituto a cada ano, de maneira que, ao voltarem aos seus locais de origem, possam dar o melhor atendimento às populações locais pelo Brasil afora.

Saiba mais sobre a ciência do Incor  aqui .

Como centro de pesquisa, o InCor seleciona continuamente pessoas para participar de seus estudos (veja abaixo).


VEJA AGORA AS PESQUISAS QUE ESTÃO COM PROCESSO DE SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS EM ANDAMENTO

Os voluntários são submetidos a avaliações de saúde criteriosas, sem qualquer custo, e, quando submetidos a tratamentos, são acompanhados rotineiramente pela equipe de pesquisadores, da qual constam médicos, enfermeiros e demais especialistas mutiprofissionais.

InCor busca voluntários para pesquisa em reabilitação respiratória na covid longa

O Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP, em parceria com o Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (Idor), está recrutando voluntários em São Paulo para participar de estudo multicêntrico de reabilitação cardiorrespiratória em pacientes com covid longa. A participação consiste na realização de um treinamento respiratório em casa, com duração de 5 minutos, durante 6 semanas.

Podem participar da pesquisa pessoas de ambos os sexos, com idade entre 18 e 60 anos, diagnosticadas com covid-19 pelo exame de RT-PCR nos últimos 24 meses, e que tiveram que ser internadas para tratamento, inclusive, com necessidade de suporte de oxigênio por qualquer tipo de dispositivo. É importante também que a pessoa não tenha participado de programas de reabilitação cardiopulmonar ou condicionamento físico há, pelo menos, um mês.

São condições que impossibilitam a participação do interessado ser gestante ou possuir histórico de DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), doença cardiovascular, renal e câncer. A dependência de suporte de oxigênio também é fator que impossibilita o voluntariado para a pesquisa.

Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (21) 9-9648-2036.

 

Alimentação e covid-19 grave

Pesquisadores do InCor irão avaliar o padrão alimentar de 454 voluntários, para saber se pessoas com alimentação rica em vegetais e legumes têm chance menor de desenvolver covid-19 grave. Podem participar homens e mulheres maiores de 18 anos, com ou sem diagnóstico de covid-19 nos últimos dois anos, que sejam brasileiros ou que residam no Brasil desde 2020. São aceitos voluntários com todos os tipos de dieta: onívora, vegetariana e vegana. Para participar basta responder o questionário em https://bit.ly/projetopandoraincor

 

Pesquisa em hiperidrose

Homens e mulheres, com idade entre 18 e 60 anos, que tenham hiperidrose palmar exclusiva ou hiperidrose palmar associada à hiperidrose axilar e/ou plantar, com índice de massa corpórea igual ou inferior a 28. Os voluntários não podem ser canhotos ou ter problemas de saúde a serem avaliados. Também não podem participar gestantes ou pessoas que tenham feito intervenções torácicas prévias. A participação na pesquisa prevê avaliação clínica e de diagnóstico, com vistas à realização de cirurgia de simpatectomia torácica por vídeo bilateral ou unilateral. O seguimento do participante tem duração de 6 meses. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail simpatectomia.incor@gmail.com.

 

Pesquisa de técnica de correção de pectus carinatum (“Peito de pombo”)

Voluntários para tratamento de Pectus Carinaturm, deformidade popularmente conhecida como “peito de pombo”, com a utilização de compressor torácico ao invés da cirurgia convencional. Podem se inscrever pessoas de ambos os sexos, com idade entre 6 e 16 anos. O tratamento tem duração de 16 meses, com consultas a cada 3 meses. Os interessados podem se inscrever para a triagem pelo e-mail carinatum.incor@gmail.com.

 

Comprometimento cognitivo em pessoas com fibrilação atrial

Homens e mulheres com mais de 70 anos de idade e fibrilação atrial diagnosticada, sem histórico de derrame (acidente vascular cerebral) ou de doença neurológica grave. Contato com Mariana, pelo telefone (11) 2661-5376, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Impacto do exercício físico no controle da hipertensão arterial
Homens e mulheres com menos de 55 anos de idade e pressão alta diagnosticada, que não sejam tratados com medicamentos. Além disso, não podem apresentar doença cardíaca, renal, diabetes, colesterol alto e obesidade. Contato com Elaine ou Patrícia, através do telefone (11) 3091-3183 ou pelo email haspesquisaincor@gmail.com , de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Apneia do sono
Homens e mulheres, entre 40 e 70 anos de idade, com excesso de peso e histórico do ronco. Os interessados não podem ser fumantes e, tampouco, usar medicações regularmente. O contato para inscrição deve ser feito pelo e-mail projeto.apneia@gmail.com.