O Incor concentra toda sua capacidade de assistência e ensino na pesquisa científica e tecnológica.

No desenvolvimento de novos equipamentos, medicamentos, diagnósticos, terapias e procedimentos cirúrgicos, o Instituto procura cumprir com sua missão de hospital público universitário, atendendo com maior eficiência e eficácia às necessidades do paciente. Diversas técnicas foram introduzidas pelo InCor no Brasil e América Latina com grande sucesso, como, por exemplo: a revascularização miocárdica e a troca de eletrodos de marca-passo, ambas com a utilização de laser; e a técnica de ablação epicárdica para correção de arritmias ventriculares, desenvolvida exclusivamente por especialistas do InCor e hoje utilizada no mundo todo.

O Instituto também é referência latino-americana em cirurgia infantil, campo no qual aprimorou e até mesmo desenvolveu diversas técnicas. Na cirurgia cardíaca, realizou o primeiro transplante duplo de coração e rim bem-sucedidos da América Latina, em conjunto com a Clínica de Urologia do HC, uma esperança para inúmeros pacientes. No transplante de pulmão, o InCor já é referência nacional.

Nas pesquisas com transplante de célula tronco para o tratamento da insuficiência cardíaca, o InCor contribui com dois grandes estudos na fase de aplicação em humanos: o transplante autólogo de células tronco aplicadas diretamente na corrente sangüínea ou nas artérias coronárias; e o transplante associado à cirurgia de revascularização. Este último faz parte de estudo multicêntrico do Ministério da Saúde para levantar a eficácia dessa terapia em cardiologia.

Dezenas de outros laboratórios e centenas de pesquisadores do Instituto do Coração trabalham ininterruptamente em pesquisas nas áreas de aterosclerose, arritmia, doença congênita, dislipidemia, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e coronariana, miocardiopatia e valvopatia.

A política de pesquisa e desenvolvimento no Incor é regida segundo critérios estabelecidos pelas agências reguladoras brasileiras e normatizada pela Comissão Científica do Instituto, órgão assessor e consultivo do Conselho Diretor do Instituto.

Composta de 14 membros, a Comissão Científica tem sob sua responsabilidade a análise, aprovação e acompanhamento da execução de todos os projetos de pesquisa desenvolvidos no Instituto.

Além de seus membros regulares, a comissão conta também com a assessoria Ad Hoc de pesquisadores da instituição reconhecidos pela comunidade científica, para análise e avaliação de mérito de projetos de pesquisa clínica

Incor - Laboratórios e Centros de Pesquisa

Centro de Tecnologia Biomédica

Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular

Laboratório de Análises Clínicas

Laboratório de Matriz Extracelular

Laboratório de Anatomia Patológica

Laboratório de Metabolismo de Lípides

Laboratório de Biologia Vascular

Laboratório de Pleura

Laboratório de Dislipidemias

Laboratório de Treinamento e Simulação em Emergências Cardiovasculares

Laboratório de Farmacologia

Serviço de Fisiologia Aplicada

Laboratório de Hemostasia

Serviço de Informática

Laboratório de Imunologia

Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício